domingo, 20 de novembro de 2016

FENOMENOLOGIA SEQUENCIAL DA PRISÃO DO CABRAL EM UM ESTADO FALIDO


Essa foto é um dos homens mais ricos do mundo, e dentro da fenomenologia sequencial, chamada pelos menos cultos de ilações, representa não o ápice da história recente brasileira, mas de uma realidade que ainda está longe de acabar. Envolve desde a constituinte de 88 até o sistema de impunidade penal brasileiro, reservada a dureza prisional e processual aos menos afortunados . As ilações, como dizem alguns magistrados sem nenhuma cultura além de almanaques e revistas semanais de notícias, podem assim ser  espelhadas:
1- O Código Penal Brasileiro, ainda da década de 40, não foi atualizado no tocante às penas, sendo que a penalidade para a modalidade de `homicídio culposo` chega a ser uma afronta.
2-Na década de 70, a Lei Fleury e seu `sursis`  para penas menores , começou a completar o quadro de impunidade, além do que desvalorizou a vida humana em relação ao povo brasileiro a níveis nunca vistos anteriormente em termos civilizatórios.
3- Nessa esteira, matar em acidentes de transito (acidentes?) passou a ser coisa banal e corriqueira, atualmente com 70 mil mortes anuais, em verdadeiro massacre.
8-Crimes de corrupção e estelionato (este um dos mais graves, porque destrói famílias e vidas sem piedade e com danos permanentes) também passaram à banalização.
9-Com a Constituinte de 88, mais novidades legislativas, com os militares tendo entregue uma complexa máquina estatal a um punhado dos chamados tecnocratas, que entregaram-se avidamente ao saque.
10- Atualmente, um estado gigantesco como o brasileiro foi o resultado, onde toda uma classe média alta é empregada ou depende do governo para manter seus altos salários, totalmente impossíveis de se encontrar na iniciativa `privada`.
11-Na mesma óptica, a máquina estatal, como suas cinco milhares de prefeituras, suas milhares de fundações, institutos, bancos e empresas, é gerida mais facilmente do que um quitanda de frutas, podendo quantias absurdamente astronômicas serem manejadas sem nenhuma prestação de contas.
12- Dentro desta perspectiva, não há interesse em se fazer saneamento básico ou melhorias para a população, pois o que dá mesmo dinheiro são obras suntuosas e faraônicas, totalmente impossíveis de se avaliar, tanto pela quantidade de itens pela incapacidade das autoridades fiscalizadoras.
13-A Copa do Mundo foi a chance do início do século para a terceira geração de tecnocratas do pós ditadura, homens atualmente na meia idade, e que , apesar de seus pais já terem se servido do Brasil, não se encontraram mais satisfeitos com milhões de dólares, passando a perseguir a casa dos bilhões de dólares (milhões de milhões como diriam os lusitanos)
14-Acertaram na ganancia e erraram na mão, quebrando a maioria dos estados da federação de forma dantesca, em situação que só tende a se agravar, dado que o governo federal, partícipe da orgia, também está quebrado, e se optar pela ativação da máquina de fazer dinheiro, disparará uma inflação sem precedentes.
15-Restou aos juízes fingirem que estão fazendo algo, quietinhos que estiveram durante os anos de chumbo, e agora seus filhos e netos pegam um ali, outro acolá, enquanto toda a máquina estatal se encontra mergulhada na corrupção.
16-Para isso contam com as desnorteantes leis do início da lista, agravadas um pouco por uma colcha de retalhos casuística que tenta enfrentar crimes de colarinho branco, mas que a penalização acaba sendo totalmente vexatória, e garantindo para si salários de executivo de multinacional, isso em um país em que a população é banguela.
17-Mas o estado quebrado logo exporá a situação de privilégio de várias `classes`  de funcionários públicos, que produzem mais confusão e besteirol do que realmente uma efetiva prestação de serviços à Sociedade (quem perdeu um parente em acidente de avião sabe do que estou falando), inclusive as Universidades , que criaram um mundinho particular só delas e de nada mais adiantam em matéria de desenvolvimento nacional.
                Por fim, o prego da foto certamente será condenado a 200 anos de prisão, mas dentro de poucos meses estará em sua mansão no litoral carioca, vivendo em total segurança e rodeado de todo luxo, enquanto ao povo é reservada a morte dolorosa e sem esperança na fila do Sistema Único de Saúde.
                Fim das ilações fenomenológicas, ,,,,acredite se quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Please rational coments: