domingo, 23 de fevereiro de 2014

para entender a ucrania. Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidencia.Bsta trocar Bra




SE VOCE DESCONFIAVA QUE A PAULEIRA NA UCRANIA NÃO É POR CAUSA DO INGRESSO OU NÃO DELA NA NIÃO EUROPEIA, COMO A MIDIA BRASILEIRA APRESENTA, UM JORNALISTA UCRANIANO MOSTRA SEU (DELE) LADO DOS ACONTECIMENTOS
Business Insider Mais: Ucrânia
A ucraniana Jornalista Explica 10 Coisas O Ocidente precisa saber sobre a situação na Kiev
TARAS ILKIV janeiro 23 , 2014, 14:48 431135 278

 [ Nota do Editor: Este artigo foi submetido a Business Insider por Taras Ilkiv , que sentiu que foI  necessário escrever essas “10 coisas para compreender a situação em Kiev”. Ilkiv é o editor -chefe de Newsradio.com.ua , o site para Voz da Capital de rádio e ex- editor da Korrespondent.net . Ele é de Ivano -Frankivsk na Ucrânia Ocidental , e tem vivido em Kiev durante os últimos sete anos. As opiniões expressas neste artigo são de sua autoria. ]

As pessoas estão lutando por seus direitos , não para a adesão à UE .
Protestos na Ucrânia não são pró- UE ( como está escrito na maioria das agências de notícias internacionais). O rompimento do acordo de associação com a União Europeia em novembro só foi motivo de manifestações locais. Mas depois que um pacífico protesto estudantil foi violentamente dispersada pela " Berkut " [ polícia especial ] em Kiev em 30 de novembro , um milhão de pessoas com raiva levou sua indignação para a praça central da capital. Desde então, a rebelião não foi embora , em vez disso se transformou em uma revolta contra o governo exigindo a renúncia do primeiro-ministro e ministro do Interior , e também a renúncia do presidente Viktor Yanukovich. A maioria das pessoas está cansada de total corrupção em todas as esferas da vida e da falta de justiça e de compaixão dos funcionários de segurança. A classe média tornou-se o motor do protesto , uma vez que sofreu assédio das agências de tributos. Agora, o protesto juntou-se com os radicais , que na verdade começou violento confronto , no domingo,cansados ​​de esperar pela ação da oposição liberal. No entanto, eles têm o apoio entre a maioria dos manifestantes.
O foco dos protestos é o presidente democraticamente eleito Viktor Yanukovych


Durante as eleições presidenciais em 2010 , de acordo com o testemunho de observadores internacionais , Viktor Yanukovych legitimamente bateu seu principal adversário - a mulher famosa e ex- primeira-ministra Yulia Tymoshenko. Então, durante seu governo , as autoridades condenaram ela por um contrato de gás com a Rússia desvantajoso e condenou-a a sete anos de prisão ! Depois Yanukovych e sua equipe de governo não se atrevem a ir contra os russos e rever o contrato ou resolver a questão em tribunal. Este evento tem estragado as relações do presidente da Ucrânia com líderes ocidentais. O presidente Obama está ignorando Yanukovych , e Vladimir Putin - com quem Tymoshenko assinou contratos de gás em 2009 - declarou a sua disponibilidade para aceitar o tratamento de Tymoshenko na Rússia para sua doença.

Muitos ucranianos estão revoltados com o poder da "família "
O chamado Família ( uma estrutura de poder informal , que consiste em funcionários próximos ao presidente ) é uma parte muito importante da difícil situação no país , como alguns dos setores mais rentáveis ​​da economia ucraniana estão sob seu controle. Esta estrutura segue expansão no mercado de mídia através da aquisição de grandes empresas de publicação. A maior media-holding , que publica Forbes e outras grandes marcas , foi recentemente adquirida por US $ 300-400 milhões. Além disso, como a maioria dos canais têm tentado evitar críticas das autoridades , notícias mais ou menos verdadeiras estavam disponíveis apenas na Internet. A riqueza total do filho do presidente , Alexander Yanukovych , que é acusada de ter triplicado , chegando a 510 milhões dólares nos últimos anos, e o próprio presidente não vai explicar como isso poderia ter acontecido.
Outro problema : o poder forte da Ucrânia verticais
Durante o seu reinado Yanukovych transformou o país de uma república parlamentar a um sistema presidencial. Ele construiu uma cadeia de comando robusta , onde todas as estruturas de poder , órgãos fiscais , procuradores e tribunais estão diretamente subordinados à sua vontade. Ele a usa não apenas como uma ferramenta para dizimar seus adversários, mas também para resolver seus assuntos de negócios pessoais.
As pessoas acham que é difícil descobrir a verdade
Ucrânia quase não tem meios de comunicação independentes fora da Internet. Algumas pessoas do Oriente industrial, que faz fronteira com a Rússia, nem mesmo sabem a verdade sobre o que está acontecendo em Kiev. Canais de TV Central  não mostram , ou distorcem a informação. A imprensa é monopolizada ou de propriedade de oligarcas . Até recentemente, a única verdadeira ilha de liberdade era a Internet, mas sexta-feira passada Yanukovych assinou uma lei que permite que qualquer pessoa possa pedir para fechar quaisquer sites sem julgamento ou aviso por força da menor queixa. Jornalistas enfrentam uma pressão enorme e enormes campanhas para desacreditá-los . Uma jornalista , Tatiana Chornovol , que escreveu sobre a riqueza de Yanukovych , foi recentemente espancado por cinco elementos(Dezembro de 2013).

Intimidação tornou-se uma parte da vida diária

Dentro deste forte máquina repressora, os tribunais e os procuradores podem intimidar aqueles ativistas e figuras públicas que não concordam com o regime. Algumas pessoas foram forçadas a fugir para o exterior, enquanto outros são privados de propriedade. O presidente os ataca nos tribunais , mas todos entendem que os tribunais são totalmente controlados por ele. Por exemplo, Yanukovych assinou um ato na sexta-feira que permite que uma pessoa seja condenada sem a sua presença na corte , como era nos tempos de Stalin, em meados do século XX. O Governo contrata mesmo lutadores especiais de clubes desportivos , realizando o trabalho " sujo " de intimidação de pessoas que discordam . Muitos dos antigos partidários de Yanukovych perderam seus negócios ao longo dos últimos anos por causa da expansão do império da Família. Jornalistas têm concluído que esta estrutura, que é controlada pelo filho do presidente, começou a absorver mais e mais bens de outras pessoas.
A oposição é fraca
A oposição ucraniana está passando por tempos difíceis. Ele é representado por pelo menos três forças políticas. Uma das partes, uma vez que foi liderada por Tymoshenko , repetidamente, foi eleita para o Parlamento e é amplamente desacreditada , mas ainda eleito. O segundo é liderado pelo campeão mundial de boxe Vitali Klitschko, e foi capaz de obter um lote de apoio recentemente . Eles foram chamados de o partido mais adequado para o cargo presidencial. A terceira força são os nacionalistas , que ganharam popularidade devido ao sucesso de seus slogans radicais entre o eleitorado desiludido. Após dois meses de protesto , nenhum desses partidos têm encontrado um compromisso com o governo, e nenhum ofereceu qualquer plano de ação claro para o povo. Os líderes desses três partidos estão lutando tacitamente entre si para o cargo de o único candidato da oposição nas eleições de 2015. Suas ações descoordenadas tem desapontado radicais , que passaram a entrar em conflito com a polícia no domingo 19 de janeiro. Após quatro dias de sangrentos confrontos , os líderes políticos têm sido incapazes de encontrar uma saída para a situação. Eles já não têm qualquer controle nos motins .
As unidades " Berkut " são um problema especial
O essencial do regime de Yanukovich são as forças especiais " Berkut " , as tropas que fazem parte do Ministério do Interior. Embora eles não tiveram nenhum status oficial , eles são formados por policiais especialmente treinados para reprimir o levante . O seu número é pequeno - apenas quatro mil - mas eles são particularmente brutos  e recebem um bom salário por seu trabalho. Só nos últimos dias tem sido fotos circulando na Web destas forças especiais espancando jornalistas e manifestantes pacíficos . Recentemente, eles supostamente pegaram os manifestantes,os despiram  e encharcaram com água a 14 ° F. Além disso, nos últimos dias, eles indiscriminadamente dispararam contra manifestantes - um ato que é claramente contra a lei. É importante notar que até agora o exército se recusou a defender o regime de Yanukovych e lutar contra o povo, de acordo com fontes ucranianas.

A maioria das pessoas acha que o Ocidente tem sido muito passivo
Até esta semana a reação de os EUA e outros países ocidentais para os acontecimentos na Ucrânia era muito discreta . Muitos manifestantes não acreditam realmente em que a UE e os EUA estão prontos para ajudar ucranianos defender os valores democráticos . Além disso , houve rumores na imprensa local de que a América concordou em dar a Ucrânia para Putin em troca de aumento da influência dos EUA na Síria e outros pontos quentes. A primeira mudança foi detectada apenas em 22 de janeiro , quando os Estados Unidos anunciaram finalmente sanções de visto contra os funcionários envolvidos na violência contra os manifestantes pacíficos na capital da Ucrânia, após a morte de várias pessoas no comício Kiev . A União Europeia acaba de publicar declarações diplomáticas , dizendo que não vai impor sanções ainda. Aqui está um fato interessante : Para obter um visto de turista para a visita alguns dias para a União Européia , os ucranianos têm de passar por um procedimento extremamente complicado e pagar uma taxa de 35 € ( o salário médio na Ucrânia é de cerca de € 300 ) . Todos os funcionários envolvidos no regime de Yanukovich tem o direito de visitar livremente na UE.
Os próprios protestos têm sido surpreendentemente inovador
Se você andar pelo centro da cidade Kyiv você ficará chocado como o coração do motim , a Praça da Independência (Maidan Nezalezhnosti ) , está trabalhando : Pessoas de toda a Ucrânia estão vindo para Maidan , trazendo tudo o que você precisa para viver em militar condições . Há um monte de tendas onde você pode descansar , um par de barris de aquecimento, cozinhas de campanha , um palco , próprio hospital de Maidan , segurança privada e até mesmo uma universidade improvisada. Não há álcool neste lugar, e uma disciplina rigorosa é a principal vantagem de Maidan . Nas fronteiras da praça , eles construíram enormes barricadas em caso de regime de assalto . Apesar dos relatos da mídia pró-governo , todas as pessoas estão aqui não para " o dinheiro americano ", mas para a idéia e para um futuro melhor. Uma forma única de protesto é o " Automaidan ". Os motoristas basta levar seus carros e bloquear ônibus da SWAT ou edifícios inteiros da polícia para impedir as possíveis ações ilegais contra pessoas pacíficas .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Please rational coments: