sábado, 10 de agosto de 2013

charlot, bernard -resumo do texto `projeto politico, projeto pedagogico`

RESUMO DE PROJETO POLITICO ,PROJETO PEDAGOGICO-
Bernard Charlot
O pensador francês faz um discurso no Fórum Mundial de Educação que é ao mesmo tempo uma grande lição de politica pedagógica. Mostra que a preocupação de correntes direitistas e esquerdistas, como a que se apresenta no atual governo brasileiro, divergem quanto a metodologia de escola por ciclos ou escola `seriada` , mas que na verdade tal discussão é inócua em relação à perseguição de uma escola verdadeiramente `cidadã`. Os ciclos, se por um lado são menos injustos porque evitam a tragédia da crônica repetência dos menos favorecidos,  também conduzem a um quadro favorável ao elitismo , quando algumas escolas, devido a sistemas de aplicação pedagógica, acabam criando duvidosos grupos de alunos menos e mais `capacitados`.
         Outro quadro preocupante seria o da repetência, onde os menos favorecidos novamente são as vitimas contumazes, sendo a repetência um fenômeno injusto, oneroso e desnecessário a desenvolvimento de politicas publicas.
         Com a `esquerda` no poder, pretensamente eleita pela parte da população  menos favorecida para cuidar de seus interesses tão espoliados, os desafios que se apresentam em educação são enormes, como criar um projeto politico que não agrida o projeto pedagógico e vice-versa.


         Nessa senda, um projeto pedagógico tem sua faceta politica, como também um projeto politico necessariamente tem sua faceta pedagógica, sendo que ambos tem de ser rigidamente sopesados para o bem comum da sociedade.
         De nada adianta, dentro das novas consciências sociais da Humanidade, a um governo, mesmo se radicalmente esquerdista, tentar impingir suas doutrinas e valores a uma coletividade totalmente estratificada, bem como não pode se render a valores e estratégias educacionais já ultrapassadas ou disfuncionais, sob pena de no futuro ver implodir todo um trabalho de desenvolvimento politico.
         Nas acepções modernas da pedagogia, o projeto político global pode ser encarado como o projeto pedagógico, como forma especifica do projeto político, as práticas institucionais reais da escola e as praticas profissionais reais dos professores.
         Um preparativo sério dentro desses itens servirá para um enfrentamento dos grandes `discursos` de nossa época, que vão desde o direito inalienável de uma educação gratuita e de qualidade para todos até a educação especializada para os menos necessitados, passando pelo fundamental papel do professor (e do pedagogo) na sociedade.
         Em suma, o discurso do  pedagogo francês é um alerta para mostrar que, acima das discussões politicas, a pedagogia é uma ciência de extenuante e sério trabalho, dependente de projetos sérios e que não se curvem a doutrinas e politicas, e sim esteja sempre voltada para o desenvolvimento da sociedade como um todo, sem distorções de qualquer espécie e , principalmente, no auxilio incondicional aos menos favorecidos e deficientes.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Please rational coments: